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O que é Curva ABC e como usá-la no seu negócio

Quando você entra de cabeça no mundo das vendas, muitas dúvidas começam a surgir. São diversas expressões diferentes, siglas e informações demais para serem aprendidas de uma só vez.

Hoje, para estrear esse novo ciclo, começaremos com o que é a Curva ABC. Você já sabe tudo sobre ela? Continue lendo para descobrir os seus segredos:

Sem mais delongas, vamos aos finalmentes:

O que é a Curva ABC?

A curva ABC é um jeito de categorizar estoques. O objetivo é determinar quais são os produtos mais importantes para a loja.

Imagine todos os seus produtos em um só lugar. Pensou? Agora separe só os seus produtos mais vendidos, aqueles que precisam de renovação de estoque frequente e são os favoritos do público. Essa é a sua curva A, o segmento que costuma representar 80{481ce157b7470ab5e745885a31ce3b6fee59b16f60b7089df0058ec4a4dc354f} do seu faturamento.

Já a curva B, representa bem menos em porcentagem, 15{481ce157b7470ab5e745885a31ce3b6fee59b16f60b7089df0058ec4a4dc354f} do faturamento, mas ainda são vendidos com frequência. E a curva C seriam os produtos que ficam encalhados no estoque e presentam 5{481ce157b7470ab5e745885a31ce3b6fee59b16f60b7089df0058ec4a4dc354f} das vendas totais.

Agora que sabemos o que é a Curva ABC, como isso pode ajudar na estratégia de negócios?

Saber sobre a sua curva ABC é muito importante para fazer uma análise da sua loja, inclusive para promoções e ações de marketing.

A sua curva A já vende naturalmente, certo? Já que você não precisa de muito esforço para que ela seja vendida, então não faz sentido aplicar descontos, cupons e outras ações.
No momento de limpar o estoque, o foco precisa ser sempre estar nos produtos da curva C.

Ninguém quer que um produto fique encalhado no estoque, gerando custo a cada mês por armazenagem. A dica para conseguir vender esses itens é abusar da visibilidade dos marketplaces e abaixar seus preços em datas especiais como Dia das Mães, Black Friday, Cyber Monday e Natal, por exemplo.
A Curva ABC – Dica Rápida dos Analistas:

Está com muitos itens na curva C e não gostou disso? Uma alternativa para vender os itens da curva C com mais rapidez é utilizar os kits! Faça um combo unindo um produto da curva B com um da curva C e em breve você verá a diferença.